Buscar
  • Tatiana Santos

Troca de óleo sem filtro de óleo: entenda por que é ERRADO!

Trocar o óleo do motor e não trocar o filtro de óleo não deveria ser uma opção para você, que quer cuidar bem do seu carro!



Função do filtro de óleo

O filtro de óleo funciona basicamente como uma barreira para as impurezas que são transportadas pelo lubrificante de motor. Essa função impede que sujeiras cheguem e se acumulem no motor do veículo, garantindo maior durabilidade para a peça mais importante do seu carro. Dessa forma, toda vez que o lubrificante circula pelo motor, essas impurezas, que são geradas pelo funcionamento normal do veículo, são retidas no filtro de óleo.


Motivos da troca

Agora, imagina esse processo de filtragem acontecendo várias vezes durante 10.000 km! É certo de que uma hora o filtro ficará completamente carregado de impurezas. O que poderá dificultar ou, em casos mais graves, impedir a passagem do lubrificante para o motor.


O mesmo vale para os que andam pouco com o carro e por isso fazem a troca do óleo baseada no tempo. Apesar do filtro realmente não ter um acúmulo de impurezas tão grande quanto o filtro de veículos que rodam diariamente, ele também está contaminado. E mesmo que seja pouco, mantê-lo também não é recomendado. E o motivo é simples:


Colocar óleo novo em contato com filtro contaminado diminui a vida útil do lubrificante e pode causar problemas no motor!


No caso dos filtros blindados a situação é ainda pior. Para os que não sabem, o filtro de óleo blindado - aquele que não possui refil - costuma reter uma quantidade de óleo que pode chegar até 500 ml. Nesse caso, quando você troca o óleo e mantém o filtro, imediatamente você esta misturando óleo limpo com até meio litro de óleo já oxidado.

Vamos falar de economias

Longo prazo:


O valor investido na troca do filtro de óleo é muito baixo se comparado ao pago para trocar outras peças ou realizar serviços de reparação do motor!


Fazer a substituição do filtro de forma preventiva evita que outras peças do veículo sejam comprometidas e que você tenha que desembolsar grandes quantias. Para ter uma ideia, um filtro de óleo custa em média R$ 35,00 e pode ser trocado em menos de 20 minutos. O que em termos de tempo e dinheiro, nem se compara ao reparo de outras peças do motor.


Algumas manutenções do motor e de seus componentes são comuns e, claro, um dia você precisará fazer no seu veículo. O que a manutenção preventiva garante, na verdade, é que esses gastos não tenham que ser realizados antes do prazo.


Curto prazo:


Quer uma motivação de curto prazo? Então beleza, nós te damos também!


Filtro novo gera economia de combustível!


O raciocínio é simples. Filtro de óleo sujo reduz a passagem de lubrificante para o motor. Motor com baixa lubrificação trabalha mais. E motor trabalhando mais gera maior consumo de combustível. E assim, os R$ 35,00 que você economizou deixando o filtro para a próxima troca, muito provavelmente serão gastos na bomba quando você tiver que visitar os postos com mais frequência.


Já viu que não vale a pena, né?

Troca de óleo, só com filtro!


Até a próxima dica!


Tatiana Santos

Equipe Box 1000



Você pode sugerir temas para as próximas matérias! É só ir em “Contato” aqui no site e enviar a sua sugestão.

241 visualizações

© 2006 Grupo Box1000